sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

As aventuras de um ex-presidente na Lagoa da Conceição

Aqueles bêbados da mesa perto da árvore estavam ali desde as duas horas da manhã. A propósito, passa das dez. A loja de roupas, artesanato e outras coisas de hippie já está aberta e todos os bares fechados. Com exceção, é claro, do bar que serve a última mesa de bêbados da noite na Lagoa da Conceição. Ou a primeira do dia, depende do ponto de vista.

Na loja ainda não entrou ninguém. A vendedora reclama baixo do barulho que faz o pessoal lá fora enquanto ela organiza o caixa. É quando entra uma mulher de meia idade, bem vestida, a procura de uma saída de praia. Com ela, um homem baixo, bem vestido, e com um topete de cabelos brancos facilmente reconhecível: o ex-presidente Itamar Franco.

A vendedora se assusta, não sabe o que dizer mas fica aliviada quando vê o marido da dona da loja chegando para ajudar. Provavelmente ele só veio pegar um dinheiro no caixa pra ir à praia, mas já que está aqui...

Ele chega fazendo o tipo simpático, "em que posso ajudar", coisa e tal. Tenta se mostrar bem informado, íntimo do noticiário político nacional, e começa a chamar a companheira do ex-presidente de "June". Mais tarde vai morrer de vergonha quando descobrir que June era a ex-namorada de Itamar.

Por enquanto ele não sabe da gafe e continua a puxar conversa com o constrangido ex-presidente. Quando descobre que ele está hospedado na casa do deputado Edison Andrino, se empolga. "Sabe como é, presidente, a gente gosta muito do Andrino, quer votar nele. Mas chega na hora da eleição o partido aparece com Paulo Afonso." São alas diferentes, explica o atual governador mineiro.

A companheira de Itamar não conseguiu achar nenhuma saída de banho que a interessasse, mas o ex-presidente resolveu comprar um pano hindu, em que estava representada uma deusa de lá. Detalhe, o pano não estava à venda. A vendedora correu ao telefone perguntar à dona se podia vender o pano à ilustre figura. Enquanto o marido continuava a conversa política: "Vai sair a presidente de novo? O Pedro Simon tá forte lá no Rio Grande do Sul." É um bom candidato, concordava Itamar.

Enquanto a vendedora telefonava para a dona da loja, os bêbados da mesa perto da árvore que estavam ali desde as duas da manhã resolveram entrar para ver se aquele topetudo não seria, por acaso, o Itamar Franco. Quando perceberam que era mesmo, se emocionaram. O primeiro que entrou pediu um abraço. Depois, a única mulher do grupo chegou, disse que era petista mas admirava o trabalho do ex-presidente e pediu para dar um beijo. Por último, o mais emocionado de todos disse, quase chorando: "Eu queria tirar uma foto tua. Mas eu queria tirar... só do teu topete", afimou, enquadrando o topete ex-presidencial com as mãos. Felizmente não tinha máquina fotográfica.

A venda foi autorizada. Itamar foi embora com a companheira, procurar uma saída de banho em alguma outra loja. De preferência sem bares abertos por perto. Embora deva ser moleza agüentar meia dúzia de bêbados num sábado de manhã na Lagoa da Conceição pra quem teve Fernando Henrique Cardoso no ministério por quase dois anos. Pelo menos ele pôde ir à praia depois da puxada de saco.

Um comentário:

  1. Totalmente excelente!
    Era a Lilian Ramos que estava com ele? Hahaha.

    Pois então, tenho certeza que sim. Eu me divirti pra caramba na festinha. Foi muito bom mesmo.

    =)

    ResponderExcluir