terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Retorno de Saturno

1. Alguns dias são diferentes dos outros. Aquele era um deles e Jorge soube disso assim que acordou, com a boca amarga do gosto de ontem que amanheceu com ele. Passara a noite e parte da madrugada no bar, como de costume. A segunda-feira começava uma nova semana igual às outras. Mas, dessa vez, diferente.

Levantou, meio-dia, duas horas antes do horário em que deveria estar no trabalho. Havia tempo para comer alguma coisa e planejar passo a passo como colocaria em prática a ideia louca que teve à noite, depois da quinta cerveja, e que não parecia tão louca assim quando acordou.

Banho, lasanha congelada no micro-ondas, passar aquela camisa amassada. De carro, 15 minutos até o jornal. Estava tudo dentro da rotina. Entrou, não bateu o ponto. Foi à mesa do chefe.

- Vim pedir demissão.


2. Foi mais fácil do que sempre pensou – e não foram poucas vezes nos três anos que passou ali dentro. O chefe pediu para que conversassem na sala de reuniões, mais reservada, perguntou motivos, ofereceu um pequeno aumento, uma promoção pouco relevante. Quando ficou claro que não era barganha, lembrou do aviso prévio – que Jorge rapidamente disse que não cumpriria, mesmo que perdesse dinheiro por isso.

Uma hora e meia depois, papeis assinados, liberdade conquistada, ele estava de volta ao trânsito. O plano seguia incompleto. Prestou atenção no caminho como não fazia há muito tempo. Como se fosse para guardar na lembrança um itinerário que não faria mais sentido daqui pra frente. Deu voltas, matou tempo – o tempo em que deveria estar escrevendo notícias.

Quando começou a escurecer, parou em uma padaria. Fez o lanche no balcão, com nos tempos em que morava em São Paulo. Sentiu saudade daquela época, enquanto tomava uma média com leite e comia pão com manteiga. Ligou para a namorada.

- Ta chegando em casa?
- [...]
- Vou aí, então. Preciso conversar contigo...
- [...]
- Te falo aí, já to chegando. Beijo.


3. Se no trabalho tudo se resolveu em menos de duas horas, na casa de Márcia o tempo parou. Ela tinha melhores argumentos para continuar a relação de quatro anos do que ele para acabar com tudo. Mas não tinha a ver com ela ou com os dois. Era com ele.

Teve o espanto, quando ele disse que queria terminar. Depois raiva, portas batendo, declarações de ódio eterno. Por fim, choro e promessas de que tudo seria diferente dali por diante. Tudo em vão.

Estava de novo no carro quando viu um salão de cabeleireiro aberto. Parou o carro, entrou.

- Pode cortar bem curto.


4. Estacionou o carro na garagem do prédio e pensou que o dia, afinal, fora mais cansativo do que as segundas-feiras normais. Riu ao perceber que o mais estranho talvez tivesse sido se livrar dos longos cabelos que cultivou nos últimos dez anos. A cereja do bolo.

Abriu a porta, acendeu a luz. Meia dúzia de parentes e amigos gritaram “surpresa” e “feliz aniversário”. Ele tirou o boné e deixou a cara de surpresa para eles.

- Pedi demissão e acabei o namoro. Agora, vou dormir.


5. Alguns dias são especiais, diferentes dos outros. O dia anterior fora um e ele ainda experimentava aquela ressaca quando acordou. Era terça-feira, ele tinha 29 anos e – dessa vez – nenhum plano.

8 comentários:

  1. Na minha terra diríamos: "Esse deu uma de louco."

    Minha expressão preferida.

    ResponderExcluir
  2. Não te conheço, provavelmente não me conheces, mas interessante teu texto. Interessante para mim, talvez não para os outros. Os comentários já postados parecem de amigos querendo ser gentis com amigos, algo para não te deixar mal por falta de atenção. Talvez não seja nada disso, mas talvez seja.

    E tu me perguntas, e daí? Não me conheces, não te conheço, tá fazendo o que aqui?

    Bom, Nayana entrou no meu blog, eu entrei no blog dela. Do blog dela entrei no blog da Nira Pomar, no blog da Nira Pomar entrei no teu, no teu vi o título "Retorno de saturno".

    Não sei se teu texto é ficcional, mas com alguns ajustes ele se torna a minha vida:

    1 - Larguei uma empresa própria para voltar a ser empregado (o caminho inverso de quem empreende)

    2 - Coordeno uma equipe de vendas e para ter um pretexto, estipulei uma meta bem baixinha e como prêmio raspar permitir que raspassem minha cabeça. Estou careca.

    3 - Terminei um casamento de quatro anos.

    4 - Tenho 30 anos. O retorno de saturno se dá entre os 28 e 30. Não necessariamente no dia da transição, mas no período.

    5 - Me chamo Mattos, muito prazer.

    ResponderExcluir
  3. Faltou dizer, nos primeiros dias pós-divórcio, me alimentei exclusivamente de lasanhas congeladas. Depois voltei a cozinhar, que junto com a escrita e a bebida, é o que me acalma.

    ResponderExcluir
  4. Esse "Jorge" aí é o Jorge gemio da novela das 8? Hahaha, tu é engraçado né Upi! Beijos. Adiciona (ou segue) o meu novo blog (agora tenho 2): www.manuelamedeirostextos.blogspot.com
    Beijão. Quando vens pra Floripa?

    ResponderExcluir
  5. E fala pro Don Mattos que eu quero falar com ele. Brigada.

    ResponderExcluir
  6. Se o Don Mattos tivesse deixado email, eu responderia sobre a satisfação que tive lendo os comentários que ele deixou.

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu email:
    david.mattos@gmail.com

    meu blog:

    donmattos.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir