sábado, 29 de maio de 2010

Antecedentes

Há quem preveja a própria morte. Eu previ a repercussão da minha enquanto voava de Florianópolis para Chapecó, na noite de quinta para sexta-feira. Nada de errado com o vôo da Ocean Air, que agora é Avianca - como bem frisaram a aeromoça e, insistentemente, a última edição da revista de bordo. 

O problema é que todos os ingredientes para o obituário estavam lá. O primeiro: eu pedi para ir a Chapecó cobrir a vinda da presidenciável. Diriam, aos prantos, que eu estava muito entusiamado para uma viagem que parecia roubada. "Que ironia do destino".

Um colega lembraria das últimas palavras que disse antes de sair do jornal rumo ao aeroporto. Saí discretamente e estava quase no elevador quando ele perguntou se eu já estava indo. Respondi rápido que sim e completei:


- Amanhã à tarde eu tô aí.

Sentado na poltrona do corredor do foker 100 (toc, toc, toc) da Ocean Air/Avianca, veio um arrependimento por ter dito aquilo. Muito chiclê de acidente aéreo. Foi quando lembrei da última tuitada.

- Parto pra Chapecó daqui a pouco. Vou cobrir a visita de @dilmabr ao Estado, amanhã de manhã.

Ninguém sabe a senha do meu twitter, ia ficar aquela frase marcando definitivamente a tragédia pessoal do repórter em meio à comoção geral - porque a queda ainda levaria aquela gente toda junto.

Não faltaria quem dissesse que eu andava estranho nos três dias que antecereram o desastre. Mais instrospectivo, menos piadista, tuitando menos. Coisas que uma pauta complicada, o fim do namoro e uma ressaca monstro explicavam, mas que ficaria marcado como se eu já estivesse pressentindo o por vir. 

Em menos de uma hora de vôo, contra todas as indicações, o avião pousou seguramente em Chapecó. No final da tarde de sexta, eu estava novamente em Florianópolis. A única tragédia foi a organização da coletiva da pessoa que me fez cruzar o estado por um par de perguntas. 

Livrei-me do pieguismo.

4 comentários:

  1. pelo menos eu tava lá pra segurar a tua mão na hora do pouso...

    ResponderExcluir
  2. Incontáveis as vezes que imaginei essa mesma historia . . .

    ResponderExcluir
  3. essa coisa de imaginar o futuro nunca dá certo... se tu não tivesse pensado nisso tudo talvez tu tivesse morrido mesmo...mas ainda bem q tu pensou né...^^

    ResponderExcluir